O que é post de gaveta? #BlogNaReal

Muita gente ainda tem dúvidas sobre a blogosfera, sejam dúvidas relacionadas a produção de conteúdo, personalização, SEO, ou perguntas cujas respostas não vemos sempre por aí. O #BlogNaReal é um projeto exclusivo do blog Carol Doria onde falarei sobre as realidades da blogosfera, por quem vive isso. Também terão dicas super legais pra vocês. O objetivo do #BlogNaReal é ajudar a esclarecer as dúvidas que todo mundo pergunta mais ninguém responde e desmitificar a blogosfera.

Não é fácil ter um blog e se engana quem pensa o contrário. Quem tem um sabe como é difícil conciliar tudo, escola/faculdade, trabalho, vida social, descanso e lazer, família e amigos e ainda assim produzir conteúdos legais e de qualidade para o seu blog, mesmo com alguns empecilhos, bloqueios criativos ou falta de tempo. Mas quando a gente gosta do que faz sempre damos um jeito, não é?

Falei no último post sobre quando a vontade de blogar não vem. Não adianta, isso acontece ao menos uma vez com todas as blogueiras por diversos motivos, mas mesmo quando essa falta de vontade aparece queremos ter posts novos no nosso blog para os nossos leitores, por isso é muito importante ter posts de gaveta.

Os posts de gaveta são posts que você já deixa pronto para o caso de não dar tempo de fazer um post novo naquele dia. Calma que isso não é nada errado e até recomendado, muita gente usa, inclusive grandes portais de noticias e claro, grandes blogueiras. Ele não só serve como reserva, mas como uma forma de controlar o que você vai postar em determinado dia. Tem muita gente que não tem tempo pra escrever posts novos todo dia, mas deixa os posts prontos para a semana seguinte no final de semana, ou seja, deixa sua gaveta cheia para os dias que virão, assim não falta post e o blog está sempre atualizado.

Essa é uma forma muito boa de você conseguir se organizar e pensar em novos conteúdos, sem deixar de deixar o seu blog atualizado quando não dá tempo ou quando a criatividade não aparece.

Separei algumas dicas pra vocês montarem alguns posts de gaveta no blog de vocês:

 

1. Tente deixar alguns posts na sua gaveta reservado para aqueles dias que não tem como você produzir outro conteúdo. Se você tiver tempo naquele dia, escreva um outro post e deixe aquele reservado para outro dia, assim você não corre o risco de deixar sua gaveta vazia e seu blog sem post.

2. Os posts de gaveta são muito úteis para aquelas épocas corridas, como época de provas, feiras e eventos (como a semana de moda ou a beauty fair) e férias. Tente se planejar para os dias que você estará ausente, deixando os posts para esses dias já prontos e reservados na sua gaveta.

3. Os posts de gaveta só funcionam se você produzir posts com a mesma qualidade dos demais. Não adianta deixar vários posts de gaveta pronto que não tem nada a ver com o que você posta só pra postar alguma coisa no blog. Melhor não postar do que postar algo sem sentido.

4. Para produzir bons posts de gaveta, fique atenta ao conteúdo que você irá produzir. Os posts que ficarão na sua gaveta devem ter um bom conteúdo e claro, condizer com a época em que esta sendo postado. Não adianta nada você fazer um post de gaveta de uma tendência que esta em alta agora sendo que você só vai postar daqui a 6 meses. Pode ser que essa “tendência” nem esteja mais sendo usada. Fique atenta!

5. Tenha controle dos seus posts de gaveta, tanto quanto ao número, pra não ficar sem uma reserva quanto ao conteúdo. Não adianta ter vários posts prontos que falem sobre o mesmo assunto, tente variar seus posts reserva com assuntos diferentes (a não ser que o seu blog fale de um assunto bem específico).

Agora é com vocês, façam seus posts de gaveta seguindo as dicas que eu dei nesse post que vai te ajudar em muito com o seu blog. Se quiserem mais posts específicos assim me falem nos comentários.

Qual a dúvida sobre blogosfera que você tem? Prometo responder tudo aqui no #BlogNaReal. Você pode me enviar por comentário ou no email: blogcaroldoria@gmail.com

 

Comentários do Facebook

About Carol Doria

Carolina é paulista, com alma de carioca. Apaixonada por viagens, vive pensando no próximo destino. É viciada em séries, livros e filmes. Adora um batom vermelho e compraria todos os sapatos que pudesse. Criou o blog pra dividir suas experiências e aprendizados, dar dicas e indicar coisas boas desse mundão. Pra acompanhar mais, siga nas redes sociais.

10 thoughts on “O que é post de gaveta? #BlogNaReal

    1. Faz a maior diferença ter esses post né Dani? Eu também não fico sem eles, mas as vezes até eles acabam hahaha.
      Mas eles salvam a vida, principalmente nos dias sem criatividade ou quando não temos tempo.

      Beijos

  1. Essa é uma técnica maravilhosa de manter a todo custo o blog sempre em dia. No entanto fica difícil quando você não tem mesmo nem para os posts gaveta, mas assim que entrar de férias, já irei produzi-los novamente.. E assim como você, recomendo, pois é algo que realmente quebra o galho quando não temos tempo!!! :*

    1. É verdade Ju, mas com o tempo você consegue se alinhar e produzir conteúdos tanto pros posts regulares quanto para os posts de gaveta. Não é fácil mesmo ter um blog, e esses imprevistos acontecem, digo por experiência própria. Mas o mais importante é blogar por prazer, não apenas por blogar e atualizar seu blog sempre.

      Beijos

  2. adorei o post! acho super legal quando blogueiras dao dicas para as outras, já que podemos crescer juntas! sobre os posts de gaveta, muito bom lembrar que todos devem ter a mesma qualidade! <3 adorei mesmooo

  3. Que dica maravilhosa amore, eu sempre tenho o famoso “post de gaveta” pois minha vida está corrida e essa foi a melhor opção que encontrei pra ficar em dia com minhas leitoras e seguidoras no YouTube <3
    Adorei seu post, pois ficou detalhadinho!
    Beijinhus e sucesso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *