Maquiagens 728x90
Blog

O que é presskit? #BlogNaReal

oqueepresskit-blognareal

Muita gente ainda tem dúvidas sobre a blogosfera, sejam dúvidas relacionadas a produção de conteúdo, personalização, SEO, ou perguntas cujas respostas não vemos sempre por aí. O #BlogNaReal é um projeto exclusivo do blog Carol Doria onde falarei sobre as realidades da blogosfera, por quem vive isso. Também terão dicas super legais pra vocês. O objetivo do #BlogNaReal é ajudar a esclarecer as dúvidas que todo mundo pergunta mais ninguém responde e desmitificar a blogosfera.

Você com certeza já se deparou com o termo PressKit por algum lugar na internet e ficou sem entender o que era. Calma que não é nenhum bicho de 7 cabeças e eu vou te explicar o que é um presskit e pra quele ele serve, e o porque tanta gente fala dele.

O que é um presskit?

O presskit é um material promocional enviado por uma empresa a imprensa, se encaixam nessa categoria os jornalistas, revistas e jornais, agências e profissionais de publicidade, famosos e influenciadores. Nesse kit geralmente contém um lançamento de algum produto ou serviço, com um release (um texto explicativo) fotos e uma amostra do produto ou serviço, como credencial para um evento ou ingresso para um show.

Pra que serve um presskit? 

Ele serve como forma de divulgação da marca. É o modo como ela avisa a imprensa do lançamento de um novo produto ou pra mostrar que tem novos sabores ou mudança de embalagem.

Pra que as empresas enviam um presskit?

As empresas mandam um presskit pra quem está na sua lista de contatos de imprensa e que pode ajudar na sua divulgação. Assim quando um influenciador recebe um presskit que contém o produto sua divulgação é muita mais eficaz do que quando ele recebe um release com as informações, pois ele testa o produto e expressa sua opinião real sobre aquilo. É uma forma bastante eficiente pois cria o interesse das demais pessoas a experimentar aquele produto. Quantas vezes você não viu algum famoso comentando que recebeu algo e adorou e você ficou com vontade de comprar pra usar também? O presskit é o famoso recebido que as blogueiras e youtubers adoram e as empresas enviam para aparecer em mais canais.

Como eu faço pra receber um presskit?

recebidos-blognareal

Se você faz parte do meio da imprensa, você é o público que receberá, eventualmente um presskit. Blogueiros e Youtubers, assim como os demais influenciadores, digitais ou não, também recebem algum presskit, quando a marca se interessa pela pessoa e quer ver seus produtos aparecendo nas redes dela. Se você tiver fazendo o seu trabalho diretinho o seu dia vai chegar e você vai receber um presskit pra chamar de seu e a empresa vai entrar em contato com você pra te enviar algo. Jamais peça por um presskit ou um produto de uma marca, além de ser feio, queima o seu filme com a marca. Mas vale sempre lembrar que se você tem um blog/canal só por isso, já te digo que não vai dar certo porque as marcas reconhecem quem faz isso por interesse. Recomendo ler esse post onde eu falo sobre isso pra te ajudar.

Mas Carol, não sou influenciador, como eu faço pra receber?

Como disse antes, esses materiais são destinados a imprensa a fim de divulgação. Clientes normais, ou seja, uma pessoa que não tem nenhum canal que influencie pessoas ou que exerça uma atividade voltada a comunicação não recebem presskit. Aí sim, tem que comprar o produto mesmo pra testar.

Exemplo de presskit: 

 

Esse post foi sugestão de uma leitora, que tinha dúvida sobre presskit.  Se ainda tiverem dúvidas, comentem aqui em baixo que eu volto e explico mais 🙂

 

Qual a dúvida sobre blogosfera que você tem? Prometo responder tudo aqui no #BlogNaReal. Você pode me enviar por comentário ou no email: blogcaroldoria@gmail.com

 

Facebook | Twitter | Instagram | Google + | Snapchat

Comentários do Facebook
Previous Post Next Post

You Might Also Like

4 Comentários

  • Reply Bruna WB 11 de novembro de 2016 at 22:26

    Legal posts assim, Carol. Eu sou horrível com tudo relacionado a blog, mas cada vez mais percebo que preciso dar uma atenção maior a todas essas frentes. E são tantas coisinhas, né? Parece simples, poréeeem… Heheh.
    Beijos!

    • Reply Carol Doria 18 de novembro de 2016 at 17:39

      Bru, que bom que está gostando.
      A gente vai aprendendo aos poucos, mas é sempre bom saber um pouco antes né? Conforme o blog vai crescendo novas oportunidades vão surgindo e as vezes não sabemos o que fazer ou o pra que serve tal coisa. Por isso é bom nos ajudarmos.
      Vou compartilhar mais coisas aqui no blog, porque tem muita coisa ainda hahaha

      Beijos

  • Reply Sté Maciel 13 de novembro de 2016 at 15:20

    Adorei o post, Ca! Traga mais posts sobre a blogosfera pra gente <3

    Beijão, mariasabetudo

    • Reply Carol Doria 18 de novembro de 2016 at 17:46

      Sté, que bom que gostou.
      O projeto #BlogNaReal não vai parar tão cedo, tem muita coisa sobre blogs pra falar ainda.

      Beijos

    Deixe um Comentário