10 maneiras de ajudar outro blogueiro #BlogNaReal

maneirasdeajudaroutroblogueiro-blognareal

Muita gente ainda tem dúvidas sobre a blogosfera, sejam dúvidas relacionadas a produção de conteúdo, personalização, SEO, ou perguntas cujas respostas não vemos sempre por aí. O #BlogNaReal é um projeto exclusivo do blog Carol Doria onde falarei sobre as realidades da blogosfera, por quem vive isso. Também terão dicas super legais pra vocês. O objetivo do #BlogNaReal é ajudar a esclarecer as dúvidas que todo mundo pergunta mais ninguém responde e desmitificar a blogosfera.

Se tem algo que eu sempre falo aqui no blog e também para minhas amigas e amigos blogueiros, é de que juntas somos mais fortes e que se todos se ajudarem, chegaremos muito longe. Pensando nisso, resolvi compartilhar algumas coisas que estão funcionand pra mim e que com certeza vão ajudar vocês também:

1 – Curtir:

Pode parecer uma coisa simples, mas curtir as publicações de um amigo blogueiro ajuda muito, e muitas pessoas não fazem isso. Não requer mais do que um clique, não leva nem 1 segundo. Ao curtir a publicação você ajuda ela a aparecer pra mais pessoas, consequentemente ajudando o seu amigo blogueiro. É super simples e rápido, e não custa nada.

2 – Compartilhar:

Outra coisa bem legal é compartilhar uma publicação, um post ou um vídeo de outro blogueiro, no seu perfil pessoal ou no do seu blog. Ajuda muito a divulgar pra outras pessoas e você ainda pode compartilhar algo sobre um assunto que você gosta e comentar sobre ele, mas que você não aborda no seu blog.

3 – Comentar:

Parece coisa de outro mundo, mas quantos blogs você frequenta e comenta num post que gostou? Aposto que são poucos ou até mesmo nenhum. Da mesma forma que você não faz, outras pessoas também não fazem. É uma coisa super rápida e que ajuda muito o outro blogueiro, não somente na visualização, como na motivação em continuar o blog, pois as vezes não ter um comentário no blog desmotiva a pessoa. Vamos começar a mudar e comentar no blog dos colegas também? Quem sabe assim os seus números de comentários não crescem?

4 – Citar o blogueiro em um post ou em uma publicação na sua rede social:

Citar o colega é uma ótima forma de exposição, para os dois lados, pois deixa seu público e o dele super curiosos, querendo saber mais sobre aquela pessoa. É uma forma muito eficiente de divulgação e vocês se ajudam de uma forma prática e legal.

5 – Fazer colaboração:

Colaborações são ótimas para se ajudar a ter destaque. Os grandes youtubers e blogueiros vivem fazendo colaborações uns com os outros porque além de funcionar é super legal conhecer outras pessoas que falam de outra coisa. Vai dizer que quando você vê um vídeo no canal de alguém e ele tem a segunda parte no canal do outro você não assiste? Viu, funciona sim e traz um conteúdo diferente pro seu público.

6 – Fazer Guest Post:

O guest post nada mais é do que um post escrito por um convidado no seu blog. (Vou falar mais sobre isso num outro post aqui do projeto #BlogNaReal). Ele é ótimo para divulgação e para você abordar um assunto que você gosta no seu blog, mas que você não domina tanto. Convidar alguém que entenda sobre o assunto traz um conteúdo bem feito e com informações certas, de forma diferente.

7 – Indicar para os seus amigos:

Indicar o blog de alguém para os seus amigos é outra forma simples de ajudar outro blogueiro. As vezes você não fala do assunto que seu amigo gosta, por exemplo esportes, mas um colega blogueiro fala. Porque não trocar indicações?

8 – Convidar seus amigos a curtirem e compartilharem:

Outra coisa que funciona super bem e quase ninguém faz é convidar seus amigos a curtirem e compartilharem seu conteúdo. Mas vai com calma e não faça spam. Um conteúdo compartilhado de forma eficiente é aquele compartilhado de forma espontânea. Nada de compartilhar seu post no seu perfil pessoal e marcar + 87 pessoas. Isso é spam, é chato, é feio e é contra as regras.

9 – Dar dicas de coisas que funcionaram pra você:

Os posts que mais funcionam na blogosfera são os de dicas de algo que você fez e deu certo, como exemplo misturar creme X com creme Y para o cabelo não ficar verde na praia. Experiências pessoais são valiosas e muito interessantes, sempre tem alguém passando por isso, porque não compartilhar?

10 – Compartilhar contatos:

Essa é uma das coisas mais legais para se ajudar um amigo blogueiro, quando feito sem interesse e de uma forma que funcione para ambos os lados. Porque não compartilhar o contato daquela pessoa que fez o layout do seu blog com a sua amiga? Todos ganham: você por ter um blog lindo e admirado pelos outros e que está ajudando a amiga, sua amiga que agora poderá ter um blog tão lindo quanto o seu, e o profissional que fez o layout, que vai ter mais um trabalho, que servirá de portfólio pra ele e divulgação e ainda pode te dar um desconto. Não é demais? O mesmo vale com contatos de outros blogueiros para futuras parcerias e com marcas também.

 

Gostaram das dicas? Espero que vocês usem todas elas, com sabedoria e que o blog de vocês cresça muito mais. Se tiver uma dica que funcionou pra você e não foi citada nesse post, deixa aqui nos comentários.

 

Qual a dúvida sobre blogosfera que você tem? Prometo responder tudo aqui no #BlogNaReal. Você pode me enviar por comentário ou no email: blogcaroldoria@gmail.com

 

Facebook | Twitter | Instagram | Google + | Snapchat

Comentários do Facebook

About Carol Doria

Carolina é paulista, com alma de carioca. Apaixonada por viagens, vive pensando no próximo destino. É viciada em séries, livros e filmes. Adora um batom vermelho e compraria todos os sapatos que pudesse. Criou o blog pra dividir suas experiências e aprendizados, dar dicas e indicar coisas boas desse mundão. Pra acompanhar mais, siga nas redes sociais.

2 thoughts on “10 maneiras de ajudar outro blogueiro #BlogNaReal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *