5 dicas pra ter inspiração #BlogNaReal

5dicaspraterinspiraracao-blognareal

Muita gente ainda tem dúvidas sobre a blogosfera, sejam dúvidas relacionadas a produção de conteúdo, personalização, SEO, ou perguntas cujas respostas não vemos sempre por aí. O #BlogNaReal é um projeto exclusivo do blog Carol Doria onde falarei sobre as realidades da blogosfera, por quem vive isso. Também terão dicas super legais pra vocês. O objetivo do #BlogNaReal é ajudar a esclarecer as dúvidas que todo mundo pergunta mais ninguém responde e desmitificar a blogosfera.

Às vezes bate o bloqueio criativo e por mais que você queira, não consegue pensar em nada pra fazer um post no seu blog, ou um vídeo pro seu canal. Calma, que isso não acontece só com você, todo mundo tem um dia desses e é super normal acontecer. Separei 5 dicas de coisas me inspiram quando isso acontece e que podem inspirar vocês também. Vamos lá:

1. Ouvir músicas

Essa é uma dica que quase todo mundo dá, mas funciona de verdade. Eu não consigo fazer um post aqui pro blog sem ter uma música de fundo. Dependendo do assunto, coloco uma música mais agitada, tipo pra fazer o post de Favoritos do Mês, ou uma mais calminha pra fazer os posts do Projeto #BlogNaReal. Música me inspira muito na hora de fazer uma crônica, porque a letra e melodia me transportam pra outro lugar ou me fazem lembrar de algo. Se você estiver em um dia em que nada surge na sua cabeça, vá para algum lugar calmo, coloque os fones de ouvido e escute música, sem pensar, escute mesmo, preste atenção na letra da música, na batida do som. Com certeza algo ali vai te inspirar a fazer um post bem legal.

2. Assistir filmes ou séries

assistirfilmes-blognareal

Essa é uma das coisas que me inspira muito. Quando não surge nada, eu paro e sento na frente da tv, ligo a netflix e me dou 1 horinha pra assistir um episódio de uma série ou filme e levo comigo sempre o meu caderninho de anotações. No meio do filme/série sempre aparece algo que me chama a atenção e eu vou anotando tudo: decoração, roupas dos personagens, as falas deles, as músicas. Depois que acabou tenho uma lista de várias coisas que podem render posts legais, por exemplo: 10 motivos para assistir a série X ( já que alguns dos itens que eu citei antes apareceram bastante e são pontos positivos para se assistir a série) ou Como copiar o estilo da personagem Y. Viu como se pode tirar inspiração disso, e o melhor é que você coloca suas séries ou lista de filmes pra assistir em dia.

3. Visitar outros blogs

Visitar outros blogs também é uma forma de conseguir inspiração. Mas se atente para não copiar. Lembrando que inspiração é fazer algo baseado em alguma coisa que você viu, não copiar uma ideia de post de um blog que você gostou. Cópia é crime, e eu já falei disso nesse post aqui. Como se inspirar num blog? Você pode ver as postagens que você mais gostou de um blog que você acompanha e achar o que ela tem em comum, por exemplo: Visitando o blog da Boca Rosa, os posts que eu mais gostei são os de dicas de produtos baratinhos. O que eles todos tem em comum? Falam sobre produtos baratinhos. Como eu posso fazer algo inspirado nisso? Posso fazer um post ou uma série de posts (como o projeto #BlogNaReal) sobre esse assunto. Ficaria assim então: Onde comprar produtos baratinhos em SP, Lojas online que vendem produtos baratinhos, 5 produtos baratinhos que valem a pena comprar e porque não 5 produtos baratinhos que não valem a pena comprar. Viu como você pode se inspirar visitando outros blogs? Eu tirei uma ideia de uma postagem que já existe, sem copiar. Criei a minha versão de algo que eu gosto muito de ler e que eu gostaria de fazer posts sobre.

4. Ler seus próprios posts

Assim como visitar outros blogs para ter inspiração, ler suas postagens antigas pode te ajudar, e muito, a criar novas postagens. Sabe porque? Quando lemos algo depois de um tempo, percebemos aquilo de outra forma, e aí você repara que poderia ter falado mais daquilo, ou falado de uma forma diferente, ou até fazer um post sobre coisas relacionadas. Vou citar como exemplo esse post de Decoração de Letras Iluminadas. A partir dele eu poderia ter feito um outro post dentro do mesmo tema: Como combinar sua decoração com letras iluminadas, onde comprar itens de decoração com letras iluminadas, Como fazer sua própria letra iluminada em casa. De uma postagem que eu publiquei, consegui tirar 3 ideias diferentes. Por isso é sempre legal de vez em quando ler suas próprias postagens para ter novas ideias.

5. Não fazer nada

fazernada-blognareal

Sim, você leu direito, não fazer nada as vezes é a única solução para aquele ideia de post surgir na sua cabeça. Tem dia que nossa cabeça está tão cheia e ficamos frustados por não conseguir pensar em nada para postar, que a melhor coisa é deixar ela descansar, dar um espaço pra ela liberar todas as coisas que passam por lá e dar abertura pra novas coisas surgirem. Eu gosto muito de deitar na minha cama, trancar a porta do quarto e ficar um tempinho olhando pro céu, em silencio, deixando a imaginação me levar pra onde quiser. Do nada olho pra prateleira de livros e vejo a capa de algum livro e pronto, surgiu uma ideia. Além de ser relaxante, tanto pra sua cabeça quanto para o seu corpo, é muito produtivo.

 

Espero que essas dicas ajudem muito vocês. Me contem se funcionou ou se tem alguma dica diferente que você usam

Qual a dúvida sobre blogosfera que você tem? Prometo responder tudo aqui no #BlogNaReal. Você pode me enviar por comentário ou no email: blogcaroldoria@gmail.com

 

Facebook | Twitter | Instagram | Google + | Snapchat

 

 

 

Comentários do Facebook

About Carol Doria

Carolina é paulista, com alma de carioca. Apaixonada por viagens, vive pensando no próximo destino. É viciada em séries, livros e filmes. Adora um batom vermelho e compraria todos os sapatos que pudesse. Criou o blog pra dividir suas experiências e aprendizados, dar dicas e indicar coisas boas desse mundão. Pra acompanhar mais, siga nas redes sociais.

8 thoughts on “5 dicas pra ter inspiração #BlogNaReal

    1. Carol, que bom. São coisas simples que a gente nem pensa que funcionam, mas funciona super bem.
      E tem gente que se mata de pensar pra ter inspiração, e as vezes é o contrário que funciona, hahaha

      Beijos

  1. Ai, bloquei criativo sempre acontece né? E essas dicas são ótimas, é sempre bom ter um listinha do que fazer quando o hiato de ideias bate. Adorei todas e às vezes. como você falou na última dica, do ócio surgem coisas SUPER interessantes. Sempre bom dar um tempinho para a cabeça se recolocar no lugar e nos encher de coisas inspiradoras <3

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *