Blogs x Empresas #BlogNaReal

blogsxempresas-blognareal

Muita gente ainda tem dúvidas sobre a blogosfera, sejam dúvidas relacionadas a produção de conteúdo, personalização, SEO, ou perguntas cujas respostas não vemos sempre por aí. O #BlogNaReal é um projeto exclusivo do blog Carol Doria onde falarei sobre as realidades da blogosfera, por quem vive isso. Também terão dicas super legais pra vocês. O objetivo do #BlogNaReal é ajudar a esclarecer as dúvidas que todo mundo pergunta mais ninguém responde e desmitificar a blogosfera.

Quem tem um blog se depara em algum momento com a difícil relação Blog x Empresa. Não que todas as empresas sejam difíceis de lidar, mas a grande maioria não enxerga ou não dá a devida atenção a nós blogueiros. Vi muita coisa errada nesses meus anos de blogosfera, de ambos os lados, e principalmente nessa última Beauty Fair, então deixo aqui as minhas dicas para os dois.

Empresas:

Não achem que todo blogueiro quer só ganhar produtos. Não é assim que a banda toca. Os produtos que ganhamos são material de trabalho, pois são através deles que damos nossa opinião nas resenhas e os nossos leitores vão atrás de comprar se gostaram do que falamos. Quando um blogueiro entra em contato com vocês não é o trate como caça-brindes pois em 95% das vezes nós queremos a informação sobre o produto para poder mostrar ao nosso público. Tem gente que entra em contato pra pedir coisa? Tem. É feio? É muito feio sim. Mas não generalize os blogueiros como caça-brindes pois se queremos alguma coisa a gente vai atrás e compra.

recebidos-blognareal

Não tentem comprar um blogueiro com produtos. Por mais legal que seja receber produtos em casa pra testar, não é só isso a vida de blogueiro. Nós temos um trabalho enorme em produzir a resenha, horas testando, tirando fotos e tratando, escrevendo o post, divulgando para o público. E ganhar produtos não paga as contas. Se você gosta muito de como um blogueiro fala sobre os seus produtos porque você não faz uma ação que envolva outras coisas? Um publieditorial, um concurso cultural, uma colaboração. Desde que seja benéfica para ambos. Porque a relação geralmente é positiva apenas para um dos lados.

Dê mais valor ao trabalho dos blogueiros. Do mesmo jeito que um post pode levar os leitores a ações positivas em relação a marca, um post onde o blogueiro mostra algumas atitudes negativas da marca também tem esse poder. Cito aqui como exemplos: má atendimento virtual ou pessoalmente com os blogueiros, apropriação dos conteúdos produzidos por blogueiros sem dar os devidos créditos, tratar diferentes as pessoas que possuem mais números que outras.

Dê chance para todos, independente do número. Sabe porque? Muitas pessoas que tem números enormes pagam por seguidores fantasmas. E pode parecer um ótimo negócio, mas você está pagando por algo que não é real. Muitas das vezes os blogueiros com números menores tem um maior engajamento e envolvimento com os seguidores justamente por isso, pois tem uma maior interação com eles: respondem suas dúvidas, dão dicas, indicam onde comprar os produtos citados nos posts. #FicaaDica

Aposte no diferente. Convide blogueiras diferentes a participar dos eventos, a receber os lançamentos. Escute pessoas diferentes. Muitas marcas sempre apostam nas mesmas blogueiras e aí fica sempre o mais do mesmo, porque a linguagem nunca muda.

Blogueiros:

Não ache que a marca deve te dar alguma coisa. Ela não deve te dar nada. Se você quiser muito testar alguma coisa e a marca não conseguir atender ao seu pedido, compre. Mostre para eles que você não está atrás apenas de receber produtos, mas sim mostrar sua opinião.

Não se desvalorize. Se alguma marca entrar em contato com você para fazer uma ação, não aceite merrecas. As marcas tem dinheiro para gastar e se elas realmente estiverem interessadas no que você tem a dizer elas iram pagar o preço que você estipulou. Mas também não exagere. Cobre o preço justo pelo seu tempo de trabalho.

Crie uma boa relação com as marcas. Se ela entrou em contato com você, te enviou o produto, mostre seu interesse. Fale o que achou, agradeça, participe dos eventos. Se for adequado ao conteúdo que você posta no seu blog cite o produto. Se não, fale o que achou direto para a empresa.

Tome muito cuidado com as empresas espertinhas. Tem muita marca que te promete uma coisa e no fim faz outra, que só beneficia ela. Uma parceria tem que ser justa para os dois lados.

E finalmente, faça por merecer. As vezes você entra em contato com alguma empresa para fazer uma ação com ela, receber as novidades, participar dos lançamentos e elas nem sequer respondem. As vezes não vale a pena insistir no erro, então siga em frente e dê oportunidades para outras marcas. Um dia o jogo vira.

blog-blognareal

 

Gostaram das dicas? Se quiserem posso fazer uma segunda parte, me contem aqui nos comentários.

Qual a dúvida sobre blogosfera que você tem? Prometo responder tudo aqui no #BlogNaReal. Você pode me enviar por comentário ou no email: blogcaroldoria@gmail.com

Um beijo

Facebook | Twitter | Instagram | Google + | Snapchat

Comentários do Facebook

About Carol Doria

Carolina é paulista, com alma de carioca. Apaixonada por viagens, vive pensando no próximo destino. É viciada em séries, livros e filmes. Adora um batom vermelho e compraria todos os sapatos que pudesse. Criou o blog pra dividir suas experiências e aprendizados, dar dicas e indicar coisas boas desse mundão. Pra acompanhar mais, siga nas redes sociais.

2 thoughts on “Blogs x Empresas #BlogNaReal

    1. Pois é, todo mundo acha que tudo são flores por aqui. Mas não imaginam qual é a realidade, por isso resolvi fazer esse projeto. Fico muito feliz em saber que gostou.
      Vamos compartilhar pra mais pessoas e marcas verem.

      Beijos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *