O que não fazer na blogosfera #BlogNaReal

oquenaofazernablogosfera-blognareal

Muita gente ainda tem dúvidas sobre a blogosfera, sejam dúvidas relacionadas a produção de conteúdo, personalização, SEO, ou perguntas cujas respostas não vemos sempre por aí. O #BlogNaReal é um projeto exclusivo do blog Carol Doria onde falarei sobre as realidades da blogosfera, por quem vive isso. Também terão dicas super legais pra vocês. O objetivo do #BlogNaReal é ajudar a esclarecer as dúvidas que todo mundo pergunta mais ninguém responde e desmitificar a blogosfera.

Depois de um tempo na blogosfera a gente começa a ver situações que se repetem constantemente e que não são nada legais. Algumas pessoas erram por não saberem que isso não é nada legal, ou por ainda serem novas por aqui. Por isso separei algumas situações que eu vejo sempre e que não são nada legais pra quem é blogueiro fazer ou ver. Aqui vão 10 coisas pra não fazer na blogosfera:

1. Correntes nos grupos

Não tem nada mais chato do que aquela pessoa que aproveita sua lista de contatos pra ficar espalhando corrente por aí. Quem nunca recebeu de um amigo blogueiro aquela mensagem: compartilhe com 20 pessoas se não acontece tal coisa. Vamos parar por aí né gente, porque se acontecesse de verdade ninguém compartilhava.

2. Marcar várias pessoas em uma postagem sem o consentimento delas

Essa é uma das coisas mais chatas que eu vejo sempre blogueiros fazerem. Tudo bem que a gente precisava divulgar nossos post, mas não adianta nada você marcar 50 pessoas numa publicação se nenhuma delas vai interagir. O pior é marcar as 50 pessoas sem ao menos perguntar a elas se você pode fazer isso. Além de ser feio é muito irritante, e as pessoas deixam de se interessar por aquilo que você quis de qualquer jeito compartilhar e passam a ignorar e marcar como spam suas marcações inadequadas.

3. Só entrar num grupo pra se divulgar

Existem inúmeros grupos de blogueiras, seja no facebook, whatsapp ou no google + criados para divulgação, interação e ajuda aos membros. Mas muita gente só entra lá pra jogar seu link sem ao menos se interessar pelo que o outro também está compartilhando, ou pedindo ajuda e até mesmo dando dicas. Agora pensa comigo: se você não se interessa pelo conteúdo dos outros, porque os outros devem se interessar pelo seu? Não é perder tempo visitar o blog de outras pessoas, você pode se surpreender, fazer amizade e o outro blogueiro pode passar a consumir seu conteúdo também.

4. Seguir só para ser seguido de volta, e depois dar unfollow

Já falei disso aqui no #BlogNaReal e se você perdeu é só clicar aqui pra conferir o post. Tem muita gente por aí, e não digo só blogueiros, mas também que não é e muitas marcas, principalmente as grandes, que seguem o seu perfil esperando que você o siga de volta e depois disso te dá unfollow. Me diz aonde isso vai levar? As pessoas estão atrás de números, mas não adianta nada ter números se ninguém curte ou interage com o que você compartilha. Então se você faz isso, para por aí porque isso é feio e irritante.

5. Fazer panelinha

Não adianta falar que não porque o que mais vemos por aí são panelinhas. Infelizmente elas não acabam depois da escola. Pior ainda, elas aumentam. Tem panelinha em todos os lugares: no trabalho, na faculdade, na academia e também na blogosfera. Se você acompanha um blogueiro mais famoso vai reparar que tem um grupinho que sempre anda junto. E os menores vão na mesma direção. Todos os lugares, todos os eventos e todas as marcas está lá a mesma panelinha. Ninguém entra, ninguém saí, nenhuma informação é compartilhada e eles guardam os “segredos” a sete chaves. Infelizmente vemos isso de mais, mas sou totalmente contra. Sempre tento me misturar, mas as vezes fica até impossível pois as panelinhas são impenetráveis. Quantas vezes fui a eventos sozinha e fui conversar com outras blogueiras que estavam em grupo e elas simplesmente viraram a cara! Não é feio isso? Pega super mal. O que as pessoas precisam entender é que não se cresce sozinho. Compartilhando e ajudando ao outro a vitória é maior para ambos.

6. Copiar conteúdos, fotos e layouts de outros

Isso é a pior coisa que alguém pode fazer na blogosfera. Copiar algo de alguém mostra a falta de caráter que a pessoa tem, e a falta de criatividade também. Se ela não tem criatividade para criar algo dela e precisa copiar o dos outros é porque não é isso o que ela deveria estar fazendo e não deve ser premiada por isso. As empresas que querem fazer parcerias tem que saber muito bem com que querer criar um vinculo, pois podem queimar sua imagem e vice-versa. Se inspirar é diferente de copiar. Cópia é crime. Jamais faça isso!

7. Não sinalizar post pago

Todo conteúdo que foi pago para aparecer em algum lugar é publicidade e dever ser sinalizado como tal. Caso contrário é crime, pode ir lá procurar. Eu como Publicitária sempre falo isso pra quem insiste em não sinalizar. Mas acontece que tem muita gente que se acha espertinha por não sinalizar uma publicidade, seja ela um publieditorial, uma foto paga no instagram, um vídeo patrocinado, por achar que as pessoas não vão consumir por isso. Vivemos em uma era em que as pessoas estão quebrando os padrões e que a informação está ao nosso alcance, é só ir atrás. Não é porque alguém está recebendo algo para falar sobre determinada coisa que a sua opinião deixar de ser menos verdadeira do que se não tivesse sido paga. É isso o que os blogueiros, os leitores e as marcas precisam aprender. E quem trabalha com isso começar a sinalizar.

8. Spam

Se tivesse alguma coisa que eu pudesse apagar da internet com certeza seria o SPAM. Não tem anda mais chato do que você produzir conteúdos com a maior dedicação e receber 200 comentários só de spam de gente espertinha que só que que você siga de volta. Não é assim que se faz gente. Aprenda a se divulgar e não a encher a caixa de e-mails de alguém de mensagens irritantes. Isso vale pra muitas empresas também, que pegam nosso email de contato pra mandar newsletter de promoção 5 vezes por dia! Eu vivo recebendo isso e bloqueio sem pensar duas vezes. Mandar inbox, direct no instagram, marcar no youtube, pedir pra seguir, se inscrever, ou colocar seu link lá sem mais nem menos também é spam. Não seja uma dessas pessoas.

9. Não ajudar ao próximo

Se tem uma coisa que eu sempre defendo é de que juntos vamos mais longe e de que o conhecimento deve ser compartilhado. Tem gente que pensa pequeno e guarda tudo pra si. O que custa ajudar ao próximo? Ele não vai roubar suas parcerias, pois isso depende de você, do quanto você se dedica, do que você compartilha e como você faz o seu trabalho. E uma empresa pode fazer parceria com as duas pessoas, não é proibido. É se ajudando que vamos mais longe, e mostramos pro mundo o quanto temos a oferecer com o blog, o quanto isso é legal. Mas se você não ajuda ao outro, a ajuda pode não chegar a você quando precisar.  Se nos unirmos podemos fazer coisas extraordinárias, pense nisso.

10. Fazer de qualquer jeito

Infelizmente muita gente vira blogueiro porque quer ganhar dinheiro, ganhar coisa de graça, ficar famoso. Não é assim e eu já falei disso aqui. Por isso surgem inúmeros blogs todos os dias com gente que pensa assim e faz as coisas de qualquer jeito. Mas você daria sua cara a tapa por quem não faz por merecer, faz tudo jogado? Eu com certeza não. E não devemos incentivar esse tipo de coisa: nem como blogueiros, nem como leitores e nem como marca que se tornam patrocinadores.

 

O post ficou enorme mas é de grande ajuda, tanto pra quem faz, quanto pra quem não sabia que não é legal fazer. Se você conhece alguma amiga(o) blogueira (o) que faz alguma das coisas que eu citei nesse post, manda esse post pra ela. #IndiretadoBem

 

Qual a dúvida sobre blogosfera que você tem? Prometo responder tudo aqui no #BlogNaReal. Você pode me enviar por comentário ou no email: blogcaroldoria@gmail.com

 

Um beijo

 

Facebook | Twitter | Instagram | Google + | Snapchat

Comentários do Facebook

About Carol Doria

Carolina é paulista, com alma de carioca. Apaixonada por viagens, vive pensando no próximo destino. É viciada em séries, livros e filmes. Adora um batom vermelho e compraria todos os sapatos que pudesse. Criou o blog pra dividir suas experiências e aprendizados, dar dicas e indicar coisas boas desse mundão. Pra acompanhar mais, siga nas redes sociais.

4 thoughts on “O que não fazer na blogosfera #BlogNaReal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *