Resenha “A Seleção” – Kiera Cass

 

resenha-a-seleção-kiera-cass-carol-doria-2015

Depois de muita indicação, decidi ler a série A Seleção, da Kiera Cass. Confesso que não gosto muito de ler livros que tá todo mundo lendo e virou modinha. Mas mordi minha língua porque me apaixonei. Já fazia um tempo que queria ler, e assim que comecei a ler, devorei os três primeiros em dois dias. Vim contar pra vocês um pouco do que achei, e vou dividir minha opinião por livro, então serão 3 posts, um pra cada livro.

O livro conta a história de uma distopia, formada por 8 castas diferentes, comandadas pelo rei. Seguindo as leis do país de Illéia, o rei deve passar sua coroa para seu filho Maxon, o príncipe, que precisa antes se casar para assumir o trono. Esse casamento, assim como os anteriores deve ser feito seguindo as regras da Seleção, onde 35 garotas são selecionadas “aleatoriamente” para formar um grupo que conviverá com o príncipe durante algumas semanas, e uma delas será escolhida para ser futura princesa e esposa de Maxon.

America, a protagonista, por pressão da família, e do até então namorado Aspen, se inscreve na Seleção, jurando que não será escolhida. Mas como toda boa história, é aí que ela se engana e claro, é uma das selecionadas. Achando que ela nunca será uma das finalistas e também para esquecer seu namorado Aspen, America vai para o castelo e faz um acordo com o principe Maxon, para permanecer no castelo o máximo possível, e em troca ela o  ajudará a encontrar a garota ideal para o cargo de princesa e esposa.

As escolhidas vão morar no castelo, e fazem de tudo para o príncipe se apaixonar por elas. Desde briguinhas, puxões de cabelo, transformações de beleza e tudo mais. Os encontros com o príncipe são cobertos pela imprensa, e tudo tem que sair como o planejado. Elas participam de aulas de etiqueta, educação sobre o país, são testadas a como se comportar e como dar uma festa por exemplo, enquanto disputam a atenção do príncipe. Com o passar dos dias, e devido a outros fatores também, algumas são eliminadas ou pedem para retornar a suas casas, deixando o “jogo” mais difícil para Maxon.

Sentimentos começam a aparecer, ex-namorados retornam, brigas e desentendimentos, ataques de rebeldes e descobertas interessantes. Tem de tudo e mais um pouco nesse livro.

O QUE EU ACHEI:

Comecei o livro jurando pra mim mesma que não ia me apegar e que aquele era somente mas um livro de princesa. Confesso que julguei pela capa sim, mas somente até o 3º Capitulo, depois já estava completamente viciada . Li os três primeiros livros em 2 dias, desesperada pra saber como terminava a história.

A leitura é super fácil e contagiante. Ainda me pergunto porque demorei tanto pra ler. Não gosto de ler livros que todo mundo está lendo, mas agora entendo o por que. Achei muito bem escrito, uma linguagem bem fácil e atual, foge bastante do universo maravilhoso de princesas e castelos. Me identifiquei muito com a America, e me apaixonei desde a primeira fala pelo príncipe Maxon.(Dica: se você se identificar de primeira, continue apostando nesse shipp, hahaha) Algumas passagens do livro me deixaram revoltadas, mas tudo se explicou depois. Eu ficava tentando adivinhar o que ia acontecer, de tanto que me identifiquei. Tem aquelas partes bem românticas, umas bem tristes e juro, a história é muito boa. Como toda boa distopia, sempre tem aquelas briguinhas entre o povo e os governantes, estilo Jogos Vorazes. Tem personagens legais, tem personagens chatos e tem uns personagens totalmente desnecessários, mas não deixa de ser bom.

O que eu mais gostei nesse primeiro livro é que eu torcia pra America ficar com o Maxon, mas no fundo sentia que ela ia voltar pro Aspen. Fiquei em dúvida várias vezes sobre o que ela ia fazer,  quem ia escolher, porque é bem imprevisível, e essa é a graça do livro. Tem umas partes engraçadas, umas dramáticas que faz a gente pensar em tudo. Aí termina o primeiro livro e começa o segundo, que eu venho contar no próximo post.

Pra quem quiser comprar, vende na Submarino, Americanas ou Saraiva.

Me contem o que acharam da minha resenha e se querem ver mais por aqui. Quem já leu o livro, me conte nos comentários o que achou, quero saber a opinião de vocês.

Espero que tenham gostado.

Um beijo

 

 

Comentários do Facebook