7 dicas pra quem vai viajar sozinha

7 dicas pra quem vai viajar sozinha

Viajar é uma das melhores coisas desse mundo, se não a melhor. Não tem nada mais mágico do que conhecer lugares e culturas diferentes, se deslumbrar com as maravilhas da natureza, viver situações inusitadas e diferentes e conhecer pessoas novas, seja numa viagem com a família, com o namorado, amigos ou sozinha. Sim, viajar sozinha também é possível e é uma experiência maravilhosa que todo mundo deveria ter na vida. Separei algumas dicas pra quem vai viajar sozinha, assim sua viagem vai ter 0 perrengues e muitas coisas boas.

 

1- Pesquise sobre o destino:

Pesquise muito bem sobre os costumes do lugar que você vai. Tem países com regras bem diferentes que o nosso, e principalmente para mulheres algumas coisas não são permitidas, desde o modo de se vestir quanto os gestos e modo de falar. Pra evitar situações assim, pesquise muito sobre os costumes e regras do local, assim você não terá nenhuma surpresa.

Isso também vale para pesquisar sobre o local: o que fazer por lá, lugares não-turísticos que valem a visita, melhores lugares para comer ou fazer compras (pra isso que nós blogueiras produzimos vários conteúdos, pra ajudar vocês, e tem blogs com muitas dicas por aí). Uma dica extra é pesquisar sobre os bairros ou lugares perigosos no lugar da sua viagem, assim você não se mete em encrenca. Pesquise também os lugares em que se é permitido entrar com a sua idade, horário de funcionamento e como chegar e sair de lá. Essa é uma super dica, e que você deve fazer preferencialmente antes de chegar ao local, porque pode ser que o acesso a internet seja limitado e você não consiga fazer isso lá. Na questão da idade, em muitos lugares a idade permitida é a de 21 anos, onde você oficialmente é um adulto. Por isso pesquise muito antes pra não perder a viagem até lá, e não poder fazer algumas coisas que você queria muito fazer.

 

2 - Não leve muitas coisas:

dicas viajar sozinha leve poucas coisas

Quando você viaja sozinha a melhor dica é não levar muitas coisas, afinal o menos é sempre mais. Leve na sua viagem somente o essencial e mantenha sempre os objetos de valor em lugares seguros (se o seu hotel tiver cofre, coloque tudo lá) e evite levar todos os seus aparelhos eletrônicos, afinal você está viajando e não vai ter tempo de ficar mexendo no computador, jogando games no tablet, etc. Se o seu celular tem uma boa câmera, leve somente ele e compre memória adicional na nuvem, assim você não precisa levar máquina para tirar fotos e nem o computador para salvar as fotos. Claro que se isso for necessário, tome o cuidado de guardar bem suas coisas e ficar de olho quando estiver andando nas ruas, pra não perder ou ser assaltada. Discrição é a melhor dica para viagens, assim você evita roubos e dores de cabeça desnecessárias. Quanto menos coisas de valor você levar, menos você vai chamar atenção e mais segura você ficará.

 

3 - Sempre informe seu itinerário para a família e amigos:

Já sabemos que imprevistos acontecem e a melhor coisa é você sempre informar para as pessoas mais próximas de você, assim se algo acontecer, sabem onde te procurar. Por mais que seja chato, é uma forma de segurança e isso vai te ajudar se precisar. Envie sempre mensagens quando estiver indo ou saindo de algum lugar, faça check-in no facebook, tire fotos e envie para os seus pais e amigos. Mesmo que você esteja sem internet, quando o celular chegar na rede ele vai enviar as mensagens. Uma dica extra é compartilhar seu itinerário antes da viagem com sua família e amigos, assim eles sempre saberão onde você está. Manter sempre o contato é a melhor forma de segurança.

 

4 - Cuidados nos passeios noturnos:

Dicas para quem vai viajar sozinha

Infelizmente nós mulheres ficamos sujeitas a várias coisas, principalmente a noite quando fica mais difícil pedir socorro. Por isso procure sempre saber sobre o lugar que você vai, principalmente à noite. Evite lugares distantes e de difícil acesso. Procure sempre lugares que fiquem em locais movimentados, como avenidas principais e de fácil acesso. Para o caso de você precisar pegar ônibus, táxi ou uber a minha dica é sempre enviar mensagens no whatsapp pra um amigos via aúdio ou ligar e ir conversando enquanto você não chega ao local(assim o motorista mal-intencionado saberá que tem alguém ciente do que está acontecendo com você). Fique sempre atenta no trajeto que o uber está fazendo, olhando sempre seu gps pra saber se ele está te levando ao local correto. Tente não se perder mexendo no celular, mas sempre consciente olhando tudo ao seu redor. Ando ouvindo bastante sobre pessoas más intencionadas que colocam drogas nas balas e águas que entregam como cortesia, então fique atenta a isso também. Eu prefiro ficar com sede e ter a certeza de que vou tomar água num local que isso não possa acontecer.

 

5 - Leve sempre seus documentos:

dicas viajar sozinha leve sempre documentos

Pode parecer besteira mas tem gente que anda sem documento por aí. É muito importante andar sempre com os seus documentos pro caso de alguma coisa acontecer, você precisar provar sua identidade, etc. Andar com uma doleira (é uma espécie de pochete que a gente coloca por dentro da roupa, pra ficar escondidinha mesmo, e manter tudo em segurança) é a melhor opção. Em outro país ande sempre com o seu passaporte e mantenha ele sempre protegido - tanto de roubos, quanto de chuva, por exemplo), por isso a doleira é a melhor opção. Uma dica extra é ter todos os seus documentos digitalizados na nuvem e em uma pasta secreta do seu celular, assim se você for assaltada e precisar provar que você é você mesma, com as cópias ficará mais fácil.

 

6 - Cuidado com o dinheiro

Tome cuidado com o seu dinheiro, pra evitar assaltos e perdas. Esconda sempre seu dinheiro e não o deixe a vista das pessoas, principalmente quando for pagar por alguma coisa, tenha o cuidado de fazer isso em um lugar ou de uma forma que as pessoas não consigam ver o tanto de dinheiro que você tem. Pra viagem sozinha, em um país diferente o que eu mais uso é dividir o dinheiro em lugares diferentes, tanto no hotel, na mala e em mim mesma. Coloco sempre algumas notas no sapato, no sutiã, no bolso de camisa e jaqueta (eu gosto de fazer um fundo falso em algumas roupas justamente pra isso). Na mala gosto de dividir o dinheiro em vários locais: dentro da necessaire, dentro de um sapato, no case do óculos e quase nada na carteira. Assim se eu for roubada o prejuízo será bem menor.

 

7 - Saiba o que fazer em caso de emergência:

Se precaver é a melhor solução sempre, por isso faça uma lista - tanto física quanto digital - de telefones de emergência: pra quem ligar se acontecer algo, ou pra quem outra pessoa deve ligar se você não estiver passando bem, por exemplo. Anote os números da polícia, bombeiros, da embaixada brasileira no país que você vai, hospitais, do hotel, etc. É muito importante que você faça isso antes de ir para a sua viagem e que deixe essa lista sempre a mão (cole na mala e use como fundo de tela do seu celular, assim se não conseguir desbloquear, você vai conseguir ver). Outra dica que eu sempre uso é fazer uma lista de remédios que eu sou alérgica, ou comidas, etc, pro caso de precisar, assim evito muitos imprevistos.

   

Depois de seguir essas super dicas, não tem porque se preocupar e fazer uma viagem maravilhosa né?

   

Gostaram das dicas? Me fala uma dica que eu não coloquei aqui mas que é super útil em viagens, quem sabe ela não aparece no próximo post 🙂 E se você estiver procurando por uma viagem super legal pra fazer a minha dica é esse pacote para grecia.

 

Facebook |  Twitter  |  Instagram  |  Google +  |  Pinterest

Comentários do Facebook