Pra quem sofre problemas respiratórios ou ronca muito durante a noite o CPAP muita vezes é a solução. A sigla em inglês Continuous Positive Airway Pressure, ou seja, pressão positiva contínua nas vias aéreas, é considerado o tratamento mais eficaz para ambos os casos.
O CPAP nada mais é do que um pequeno e silencioso aparelho compressor de ar que se conecta a uma máscara ajustada ao nariz do paciente, que ajuda a respirar melhor e previne a obstrução da garganta durante o sono.
Tipos de CPAP
O importante na hora de escolher o tipo de CPAP que vai adquirir é que não importa o modelo, é imprescindível ter uma prescrição médica.
Existem no mercado dois tipos de aparelhos CPAP, o de pressão automática e o de pressão fixa. No primeiro caso, o equipamento monitora continuamente a respiração, adaptando a pressão de ar de acordo com o que o paciente necessita. Os aparelhos de pressão automática apresentam alívio expiratório e leitura completa da terapia. Já os aparelhos de pressão fixa, o fluxo de ar é contínuo e é indicado para pressões mais baixas.
Benefícios do CPAP
A fisoterapeuta Elaine Alquimim ressalta que dependendo do problema respiratório e da origem dele a CPAP é uma das melhores opções de tratamento. “Se o paciente tiver condições físicas e psicológicas para utilizá-lo adequadamente, essa é uma excelente terapia complementar”, diz.
Quem usa o tratamento com CPAP relata que dentre os benefícios do uso do aparelho estão, melhora na qualidade do sono, melhora na qualidade de vida, energia, motivação, melhora de humor, no desempenho sexual, concentração enquanto dirige, melhora nos problemas respiratórios, melhora na saúde e na imunidade.
O CPAP utiliza oxigênio?
Em geral o CPAP utiliza o ar ambiente, o mesmo ar que respiramos, já que sua função é manter a garganta aberta para permitir a passagem de ar durante o sono. Mas em alguns poucos casos de portadores de outras doenças respiratórias pode ser acrescentado oxigênio ao uso do CPAP, ou pode-se usar um concentrador de oxigênio.
Qualquer pessoa pode usar?
A prescrição médica é fundamental, mas a fisoterapeuta respiratória, Elaine Alquimim, relata que qualquer pessoa pode utilizar. “O uso é recomendado, desde que o paciente não esteja hemodinamicamente instável ou não apresente nenhum impedimento para uso da “mascara CPAP”, diz.
O uso contínuo do CPAP vicía?
Segundo Elaine Alquimim, o aparelho não vicia, mas as pessoas que utilizam se sentem tão bem com a terapia que acabam utilizando com bastante frequência.
Existe algum efeito indesejável do CPAP?
A fisoterapeuta respiratória diz que há paciente que não conseguem se adaptar a terapia, mas destaca: “Não sei se posso dizer efeitos indesejáveis, mas por se tratar de uma terapia através de trocas de pressões, o uso pode acarretar uma série de repercussões hemodinâmicas, como hipotensão, por exemplo”.
Quanto custa ?
O CPAP pode ser comprado em lojas de materiais médicos e hospitalares ou pela internet. O preço do aparelho varia entre R$1.000 e R$4.000, mas existem lojas que alugam o equipamento, e em alguns casos ele pode ser fornecido pelo SUS.
Quem acompanha as novidades do mundo da moda já percebeu que a tendência western está…
Sabe aquele dia que você abre o guarda roupa, vai pegando várias peças aleatórias e…
Mais uma vez a Havaianas arrasa com uma coleção pra nós deixar apaixonados. Quem cresceu…
No ano passado participei do Encontro Nacional de Blogueiras, o #ENBB18 e por lá conheci…
Vocês já devem ter ouvido por aí que a Vitamina C é ótima para a…
Se tem uma estampa que nunca sai de moda é a estampa xadrez, que nesse…