Beleza

Como tratar cicatrizes de acne

Quem sofre com acne sabe que ela pode deixar marcas e cicatrizes, ao contrário da espinha que traz a dor e são esteticamente feias. Além disso a acne é um dos principais motivos para baixo auto-estima e muita gente não sabe como lidar com as temidas marcas que ela deixa para trás. Pensando nisso pedi para a Dra. Juliana Toma, médica dermatologista da UNIFESP, e com pós-graduação em cosmiatria pelo Hospital Albert Einstein, responder algumas dúvidas pra ajudar a vida de quem como eu sofre com esse problema. 

Qual o motivo da cicatriz?
A cicatriz da acne pode ocorrer tanto quando a pessoa cutuca, ou quando a pessoa não faz nada. Na maior parte dos casos embaixo da pele existem alguns cistos que apresentação conexão com a superfície, e por isso existe a inflamação e esses cistos podem ficar presos. Este processo envolve os leucócitos concentrados no local infectado, gerando destruição da pele, já que ela tenta se regenerar e pode resultar em uma cicatriz.
Existem alguns casos que as pessoas já desenvolvem um tipo mais grave de acne que ocasiona manchas, alterações da pele ou ainda cicatrizes deprimidas.
Como diminuir as marcas?
Além dos processos estéticos a melhor alternativa é utilizar os produtos corretos para sua pele, mas para isto é necessário consultar um médico especializado.
No caso de cistos o recomendado é a injeção de cortisona, porém, ela deve ser aplicada e indicada pelo dermatologista, assim reduzindo a inflamação e diminuindo a chance de deixar uma marca mais profunda.
Esse processo elimina as manchas mais profundas?
Neste caso, nas peles mais escuras é possível que a marca suma em seis meses, mas para quem deseja acelerar, o ideal é esfoliar a pele com ácido salicílico ou glicólico ou procurar um dermatologista.
De qualquer forma, independente do tipo de pele o ideal é utilizar os cremes retinóides ou optar por um tratamento a laser.
Técnicas comuns para eliminar a cicatriz de acne
  • Peelings químicos
Este procedimento pode ser superficial, médio ou profundo dependendo do tipo de tratamento.
Com o peeling é possível tratar e clarear as manchas decorrentes da acne, deixando a pele mais uniforme. Para cicatrizes profundas, é possível optar por peelings médio ou profundo.
  • Dermoabrasão
Para cicatrizes profundas e deprimidas este processo é dolorido e utiliza anestesia. Para cuidado é feito o lixamento da pele, mas existe risco de deixar manchas escuras nas pessoas com pele morena.
  • Preenchimento cutâneo
Para o caso de cicatriz que some quando a pele é esticada este técnica é uma opção. Nela é injetada uma substância abaixo da cicatriz.
No procedimento os preenchedores pode ser temporários, como o ácido hialurônico (1 ano) ou como os  definitivos, como o dimetilsiloxane.
  • Elevação de cicatrizes
Esse processo é indicado para as marcas como as de catapora. No processo é utilizado anestesia e um punch onde se corta a pele da cicatriz em círculo, sem soltá-la dos tecidos mais profundos, deixando no nível normal da pele e depois fazendo a fixação com curativo.
Depois a pele fica mais alta, por isto é preciso fazer uma dermoabrasão para igualar.
  • Excisão e sutura simples
Para remover as marcas, este processo é útil para cicatrizes disformes, com bordas irregulares. No processo é retirada com bisturi, sob anestesia, mas a remoção é uniforme garantindo um resultado estético melhor.
  • Ressurfacing com Laser
Parecido com a dermoabrasão, mas neste caso a remoção do tecido é com laser. No processo a profundidade do tecido é removida com computador enquanto na dermoabrasão varia com a sensibilidade do profissional.
Este caso é indicado para as cicatrizes de acne que são deprimidas de bordas bem marcadas.
  • Subcisão
Para cicatrizes deprimidas ela libera pele da fibrose cicatricial puxando para baixo. No processo é utilizada uma agulha cortante sob a cicatriz, que corta o tecido fibroso, soltando a pele.
Depois o hematoma estimula a formação do tecido colágeno no local elevando a cicatriz.
Qual a melhor forma de prevenção e o melhor tratamento?
De qualquer forma, a melhor forma de evitar a cicatriz da acne é prevenir. Atualmente existem vários medicamentos que ajudam no controle da doença, que varia de casos graves ou resistentes, além de tratamentos convencionais.
Viram quantas opções pra tratar as temidas marquinhas? Confesso que não conhecia as diversas possibilidades e agora não temos desculpa pra eliminar de vez essas cicatrizes.
Comentários do Facebook
Carol Doria

Carolina é paulista, com alma de carioca. Apaixonada por viagens, vive pensando no próximo destino. É viciada em séries, livros e filmes. Adora um batom vermelho e compraria todos os sapatos que pudesse. Criou o blog pra dividir suas experiências e aprendizados, dar dicas e indicar coisas boas desse mundão. Pra acompanhar mais, siga nas redes sociais.

Recent Posts

5 formas de usar a Tendência Western

Quem acompanha as novidades do mundo da moda já percebeu que a tendência western está…

5 anos ago

Look do dia: Rocker

Sabe aquele dia que você abre o guarda roupa, vai pegando várias peças aleatórias e…

5 anos ago

Conheça tudo sobre CPAP: tratamento eficaz para apneia noturna e problemas respiratórios

Pra quem sofre problemas respiratórios ou ronca muito durante a noite o CPAP muita vezes é a…

5 anos ago

Coleção Toy Story 4 da Havaianas

Mais uma vez a Havaianas arrasa com uma coleção pra nós deixar apaixonados. Quem cresceu…

5 anos ago

Resenha: Shampoo e Máscara Argan & Linhaça – Boni Natural

No ano passado participei do Encontro Nacional de Blogueiras, o #ENBB18 e por lá conheci…

5 anos ago

Porque a vitamina C é perfeita para a pele + Dicas de Produtos

Vocês já devem ter ouvido por aí que a Vitamina C é ótima para a…

5 anos ago