Reeducação alimentar: emagreça com uma dieta balanceada e exercícios

Reeducação alimentar: emagreça com uma dieta balanceada e exercícios - Carol Doria
A reeducação alimentar é uma ótima alternativa para quem procura ter um emagrecimento saudável. Para quem deseja emagrecer com saúde precisa pensar que para perder aqueles quilos extras é preciso fazer esforço, porém, não é algo impossível.
 
Para saber um pouco mais sobre saúde e emagrecimento, conversei com o médico especialista em reabilitação Dr. Marcus Yu Bin Pai e tirei algumas dúvidas comuns sobre reeducação alimentar e exercícios, principalmente porque estou passando por esse processo e achei legal compartilhar com vocês.

Médico especialista em reabilitação Marcus Yu Bin Pai, reeducação alimentar

Para a maioria das pessoas o certo é ficar sem comer ou fazer exercícios que nem louco para perder peso, mas na verdade o correto é controlar o peso, e é preciso fazer isto sem comprometer a sua saúde. Através do um cardápio balanceado aliado aos exercícios físicos é possível diminuir a cintura e conquistar o corpo tão desejado. Conforme Ministério da Saúde, em 2014 mais da metade de população brasileira estava com excesso de peso (52,5%) e destes, 17,9% eram obesos. Já em 2013, 50,8% dos brasileiros estavam acima do peso e destes, 17,5% eram obesos. Em 2006, o ano em que as pesquisa foram iniciadas, 42,7% da população estava acima do peso e em 2008, este número aumentou para 48,5% da população. Levando em conta estes números é bem preocupante que existe o aumento dos índices de excesso de peso e de obesidade, por isto é fundamental consumir no dia a dia um cardápio balanceado, para que isto aconteça é preciso mudar seus hábitos.

Como funciona
Com a reeducação alimentar é possível educar sua forma de comer, ou seja, você consegue dividir suas refeições ao longo do dia. Este processo ajuda a não acumular gordura, devido às várias horas de alimentação, então é preciso diminuir a quantidade de calorias nas refeições e aumentar o número de refeições feitas ao longo do dia. Neste caso ao invés de fazer somente uma refeição no café da manhã, no almoço, no café da tarde, ou no jantar, o correto é fazer uma refeição a cada 3 horas e fazer exercícios físicos regulares, para garantir uma boa saúde.

No processo é preciso mudar as seguintes características:

Diminua a quantidade de alimentos;
Coma pouco sal;
Faça pequenas refeições durante o dia a dia;
Crie um prato colorido;
Não coma gorduras ou açúcares;
Consuma muitas fibras;
Aprenda a incluir no cardápio vitaminas C e E;
Coma sempre que possível peixe e linhaça;
O ideal é consumir carboidratos complexos como pães, bolos, biscoitos, macarrão e o arroz feito com a farinha integral.
Faça exercícios físicos regularmente.
Beba 2 litros de água por dia.
Não consuma líquidos durante as refeições, o certo é consumir meia hora antes e depois de comer.

Também pedi dica de cardápio, assim fica mais fácil pra quem vai começar a reeducação:

Café da manhã
O café da manhã deve ser saudável e com poucas calorias. Pela manhã, beba suco natural ou de água de coco, coma pão integral, requeijão light ou creme de ricota e queijo branco.
Entre esse horário, o certo é se alimentar com fruta ou 2 torradas integrais.

Almoço

O prato deve vir com apenas uma colher de arroz integral, meia concha de feijão. Para a carne inclua carne grelhada, cozida ou assada e não se esqueça de comer legumes e folhas à vontade regadas com azeite e sal.

Depois de três horas, coma fruta ou um copo de iogurte light. Novamente após três horas, consuma uma barra de cereais ou damascos frescos.

Jantar
Para o jantar opte por uma colher de arroz integral com lentilhas ou brócolis, além de carne grelhada, assada ou cozida e salada à vontade.

Ceia
Na ceia o certo é escolher entre torrada integral e geleia sem açúcar, uma barrinha de cereais já para os amantes do chocolate, apenas 2 quadrados de chocolate amargo.

Gostaram das dicas passadas no post? Depois delas não tem desculpa pra reeducar sua alimentação e perder aqueles kilinhos que você tanto deseja.

Comentários do Facebook