Porque é importante ter um blog? #BlogNaReal

porque é importante ter blog - Carol Doria

Vocês pediram e a série #BlogNaReal voltou, ebaaaa!!! Já tem um tempinho que eu comecei a falar sobre a blogosfera aqui, dando dicas e contando os bastidores, mas acabei parando por diversos fatores. Ano passado foi bem corrido, mas vi que sempre tinha alguém comentando ou fazendo alguma pergunta nos posts da série, então decidi voltar. Os posts serão mais espaçados, mas sempre terão posts sobre o assunto aqui no blog, combinado?

Muita gente ainda tem dúvidas sobre a blogosfera, sejam dúvidas relacionadas a produção de conteúdo, personalização, SEO, ou perguntas cujas respostas não vemos sempre por aí. O #BlogNaReal é um projeto exclusivo do blog Carol Doria onde falarei sobre as realidades da blogosfera, por quem vive isso. Também terão dicas super legais pra vocês. O objetivo do #BlogNaReal é ajudar a esclarecer as dúvidas que todo mundo pergunta mais ninguém responde e desmitificar a blogosfera.

Hoje venho falar sobre a importância de se ter um blog nos dias atuais. Você sabe porque é importante ter um blog? Muita gente vira a cara quando falo que eu escrevo em um blog, e me perguntam porque, já que a rede do momento é o youtube e instagram. E a resposta dessa pergunta já está na própria pergunta: é a rede do momento. Não vou dizer que está errado investir no youtube ou instagram, aliás quem trabalha com internet tem que estar em todas as redes sociais, e fazer um bom trabalho em todas. Mas não pode apostar todas as suas fichas em apenas um rede, certo?

E eu vou dizer porque: se você só tem canal no youtube, ou conta no instagram, com números expressivos, pra onde você retém o seu público? Essas redes sociais, apesar de gratuitas, são suas até certo ponto. Se da noite pro dia elas sumirem, seus números somem também. Já se você tem um blog, que você paga o domínio e tudo mais, isso nunca vai ocorrer, porque o blog é seu, e só vai deixar de existir se você quiser. E aí o seu público tem um ponto de referência pra te encontrar, mesmo que qualquer rede social suma de repente. Ele vai lá no seu blog te procurar, porque ele sabe que lá é sua casa e você vai contar o que houve, e pra onde vai a partir daí.

Além disso, um blog é super importante pra estabelecer sua imagem na internet já que 80% das pesquisas são feitas nessa plataforma. Além de um possível parceiro procurar saber mais sobre você antes de fechar uma parceria, alguém que não te conhece pode te achar quando procurar uma resenha ou dica sobre algo, e cair no seu blog. Por mais que esse conteúdo também possa ser visto no youtube ou instagram, as pessoas ainda preferem os blogs, pois geralmente são mais relevantes e com mais informações, e porque consomem menos dados do que os vídeos. Esse é um fator importantíssimo pra quem vive de internet móvel e tem que economizar a internet pra ela durar mais.

Outra coisa importante é que as empresas adoram quem faz um bom conteúdo escrito, e linkam para os sites delas, trazendo relevância pra eles e vice-versa. Assim os mecanismos de busca entendem que o seu blog é um ótimo site, e que tem muitas informações úteis. Assim começam a aparecer as parcerias, permutas e publieditoriais, além de ações exclusivas.

Depois desse post vocês entenderam como é importante ter um blog? Mesmo que pareça que não tem mais ninguém por aqui, quem realmente ama e tá de olho em colher bons resultados no futuro, continua se dedicando e atualizando sempre seu blog. As grandes blogueiras estão em todas as redes, mas os blogs delas continuam atualizados e com milhares de acessos né? Então devemos tomar isso como lição, não obrigação. Cuide bem do seu blog, e faça um trabalho de qualidade, que tudo virá no tempo certo.

Além disso ter um blog pode te ajudar a encontrar um emprego caso você esteja precisando, pois você pode usar seu blog como portfólio. Você também pode ver mais conteúdos como esse da Employability RH.

Facebook |  Twitter  |  Instagram  |  Google +  |  Pinterest 

Comentários do Facebook