Porque você bloga: dinheiro, fama, produtos ou amor? #BlogNaReal

 

porquevocebloga-blognareal-caroldoria

Muita gente ainda tem dúvidas sobre a blogosfera, sejam dúvidas relacionadas a produção de conteúdo, personalização, SEO, ou perguntas cujas respostas não vemos sempre por aí. O #BlogNaReal é um projeto exclusivo do blog Carol Doria onde falarei sobre as realidades da blogosfera, por quem vive isso. Também terão dicas super legais pra vocês. O objetivo do #BlogNaReal é ajudar a esclarecer as dúvidas que todo mundo pergunta mais ninguém responde e desmitificar a blogosfera.

A blogosfera é enorme e a cada dia surgem novos blogs por aí. Mas o que ninguém conta é o quanto ter um blog é muito mais do que ficar famosa e ganhar rios de dinheiro. Tem gente que cria o blog por isso, por achar que é o caminho mais fácil pra chegar ao sucesso. Mas eu sinto muito em te dizer que não é bem assim.

Estamos vivendo uma era de influenciadores digitais, sejam eles blogueiros, youtubers, snapchatters ou instagramers. E tem muita gente ficando famosa e ganhando dinheiro, viagens e produtos a perder de vista. Isso é super legal, é sim. Primeiro pelo reconhecimento das pessoas pelo trabalho de cada um pelo o que faz e segundo pelo merecimento das coisas conquistadas, afinal é trabalhando muito que se conquista o que quer, certo? Por isso, muita gente acha que criar um blog ou um canal no youtube automaticamente vai te fazer ficar famoso, sua conta bancária vai jorar dinheiro e o carteiro não vai parar de tocar sua campainha entregando produtos pra você.  Não é assim que funciona gente, não caiam nessa ilusão. Toda aquela vida colorida que algumas pessoas passam nas redes sociais não existe, é tudo montado.

Por isso mais uma vez eu te pergunto: Porque você bloga? É pra ficar famoso, ganhar produtos, pra ficar rica ou é por amor, por fazer aquilo que gosta? Infelizmente quem vem pra blogosfera com a intenção de ficar famoso, ganhar produtos e dinheiro não dá certo por aqui. Pode ser que por sorte você consiga isso em pouco tempo, mas desculpa te informar que isso é passageiro. As pessoas sabem quem faz porque gosta e quem faz por interesse. Ser reconhecido e ganhar algo com isso é legal sim, não vou negar. Mas isso não deve ser prioridade pra você. Aposto que você já ouviu falar isso em vários outros blogs., mas essa é a total verdade.

Você acha que a sua vida vai ser melhor por ter 5 milhões de seguidores acompanhando cada segundo da sua vida? Ou que receber milhares de produtos na sua casa vai te fazer ser visto como uma pessoal especial, querida e tudo mais. Vamos cair na real porque ninguém paga as contas recebendo amostras pelo correio. Afinal não dá pra viver de shampoo ou maquiagem. É legal, nossa, é super legal. Eu adoro quando recebo algo em casa, pois vejo que o que estou fazendo está sendo admirado por outras pessoas ou empresas. Mas tem gente que acha que ter um blog é só isso.

Ter um blog é mais que fama, produtos, eventos e seguidores. Ter um blog é se dedicar todos os dias, compartilhar algo produtivo, incentivar a pessoa do outro lado da tela a fazer uma coisa boa, ou servir de inspiração pra quem precisa. O mais importante é saber entender de que ter um blog é fazer algo por amor, por hobby, por gostar do que faz. Não com uma intenção por trás disso. Se isso virar o seu trabalho, e você vier a ganhar com isso, não perca sua essência.

Quem cria um blog só pra ganhar coisa não se dá bem porque: as empresas sabem quem está atrás dos produtos e quem realmente faz por merecer, usando e compartilhando com os seus leitores. Quem só tá atrás de produtos nem se importa em agradecer o que recebeu. E com o tempo aquele blog que era parte da vida, vai ficando de lado, porque a pessoa percebe que dá um trabalho enorme criar conteúdo novo e relevante pra quem acompanha, atualizar redes sociais sempre, tirar fotos, ir a eventos, ter vida social e ainda descansar. Mas parece super fácil olhando pelo instagram e pelo youtube né? E mais: porque a empresa vai te dar algo se ela vê que você não tem nada a ver com o que ela vende? Outra coisa: a blogosfera é enorme mas fora dela todo mundo fala, e o interesseiro é sempre reconhecido, pelas empresas e também por outros blogueiros. É essa a fama que você quer ter?

A grande questão é: faça o blog porque você gosta, porque ele te motiva, porque ele te faz ser uma pessoa melhor. Blogue porque você quer compartilhar coisas boas com as outras pessoas ou porque você quer falar algo pra alguém que quer ouvir ou até mesmo porque você quer fazer amizades. Não blogue pra receber algo em troca porque isso não vai te levar a lugar nenhum. E se levar vai ser só fisicamente, porque por dentro tudo estará vazio. Faça o seu blog com amor, pois o que tiver de ser seu vai vir no tempo certo pra você. Ser reconhecido pelo seu amor como trabalho é maravilhoso e as pessoas sabem ver quem faz isso de verdade.

Minha dica pra vocês é: se você quer ter um blog pra ganhar alguma coisa, não faça isso. Não queime o filme de quem bloga porque gosta. Arroz de festa tem em todo lugar, você quer ser mais um? Se o seu blog (ou qualquer canal que influencia pessoas) só for ser mais um, não crie. Se ele vai acrescentar algo na vida de alguém, e até mesmo na sua espere que seu tempo vai chegar. É com amor e dedicação que se chega longe.

 

Qual a dúvida sobre blogosfera que você tem? Prometo responder tudo aqui no #BlogNaReal. Você pode me enviar por comentário ou no email: blogcaroldoria@gmail.com

Um beijo

Facebook | Twitter | Instagram | Google + | Snapchat

Comentários do Facebook