4º Encontro Solidário de Blogueiros – 2016

encontrosolidariodeblogueiros2016-caroldoria2016

No último domingo, 10/07,  rolou o 4º Encontro Solidários de blogueiros, realizado pela fofa da Bruna do blog Capuccino e Bobagens. Cada ano o evento tem um tema diferente, voltado para a solidariedade ou uma causa social que todos apoiam (ou deveriam apoiar).

Esse ano o tema foi Violência contra a Mulher, e reuniu várias blogueiras e youtubers interessadas no assunto, que esse ano vem ganhando força pela ajuda e pela denúncia principalmente pelas redes sociais, como o caso recente da modelo Luiza Brunet e o triste caso do estupro coletivo no Rio de Janeiro. No começo do evento rolou uma apresentação, com a Cena Mulher Humano interpretado pelas  atrizes: Bianca Santina, Bruna Ribeiro, Amanda Andrade e Thais Zuchetti ,  sobre o tema, muito pertinente e impactante. Em apenas alguns minutos elas conseguiram nos fazer pensar e muito sobre o que um julgamento pode trazer pra vida de alguém, ou a opressão pode machucar uma vida inteira. Arrasaram na performance meninas.

Teve uma palestra super interessante e muito esclarecedora com as psicólogas do Espaço Clareira, que trabalham na área, dando dicas de como identificar uma violência, que pode ser e ocorrer de várias formas, como eu resumi aqui em baixo pra vocês:

  • Violência: Qualquer ato que possa resultar em dano ou sofrimento, seja ele físico, sexual ou psicológico, incluindo ameaças, coação ou privação da liberdade, tanto na vida pública quanto na vida privada.
  • Violência doméstica: qualquer agressão física, psicológica, moral, sexual ou patrimonial, partindo de homens ou mulheres (com quem more ou tenha algum vínculo);
  • Violência física: qualquer conduta que ofenda sua integridade ou saúde corporal;
  • Violência Psicológica: qualquer conduta que cause dano emocional, diminuição da auto estima, prejudique ou perturbe o desenvolvimento, que degrade, controle suas ações, comportamentos, crenças e decisões, mediante ameaça, constrangimento, humilhação, manipulação, isolamento, chantagem, ridicularização, exploração e limitação de direito de ir e vir;
  • Violência sexual: qualquer conduta que constranja a presenciar, manter ou participar de relação sexual não desejada, mediante intimidação, ameaça, uso de força, chantagem, coação, suborno, manipulação;
  • Violência Patrimonial: qualquer conduta que configure retenção, subtração, destruição parcial ou total de seus objetos, instrumentos de trabalho, documentos pessoais, bens, valores e diretos ou recursos econômicos,  incluindo os destinados a fazer suas necessidades;
  • Violência Moral: qualquer conduta que configure calúnia, difamação ou injúria.
  • Informações retiradas da Cartilha Naturalização e invisibilidade da violência contra a mulher, escrita e cedida pelas fundadoras do Espaço Clareira.

Além disso algo que me chamou muito a atenção nessa palestra foi algo que elas citaram sobre o filme A pequena Sereia, onde em uma música vemos claramente a opressão e o machismo. Nem um pouco sexista né? E a gente cantava feliz quando criança 🙁  Olha só:

O homem abomina tagarelas
Garota caladinha ele adora
Se a mulher ficar falando,
O dia inteiro e fofocando
O homem se zanga, diz adeus e vai embora.
Não!
Não vá querer jogar conversa fora
Que os homens fazem tudo pra evitar
Sabe quem é mais querida?
É a garota retraída
E só as bem quietinhas vão casar

Também teve um papo bem legal coma enfermeira Juliana Rhuanita, que trabalha em um centro de atendimento voltada para as vitimas de violência, tanto mulheres quanto homens. Sim, isso ocorre com homens também. Nesse centro de atendimento ocorrem mini cursos de auto estima, onde eles ensinam e mostram as pessoas violentadas como se enxergar e a perceberem que o que sofreram não foram culpa delas, pois a grande maioria acaba perdendo um pouco de sua identidade por se culpar demais. Que incrível esse projeto né? Pra quem se interessou e quiser ajudar ou indicar alguém, existem alguns desses centros de atendimento em várias cidades e municípios, dá pra saber mais aqui no link da Prefeitura de SP.

palestras-encontrosolidario2016-caroldoria2016

O Coletivo Feministarepresentando pela Isabela Venturoza também marcou presença por lá, falando sobre o projeto incrível e pioneiro deles. Além de muito aprendizado e um resumo sobre a violência que repercutiu muito durante o evento: Sem consentimento é violência SIM!

Também teve uma gingana super legal sobre o assunto, onde cada grupo teve que produzir 3 posts diferentes sobre o tema. Meu grupo criou 3 temas bem legais assim como os demais grupos e que pretendemos colocar a ideia em prática. Não ganhamos a gincana, mas ganhamos inspiração e muito aprendizado. As meninas que ganharam arrasaram na criatividade, parabéns. Mas consegui ganhar no sorteio, algo que nunca acontece HAHAHA

gincana-encontrosolidario2016-caroldoira2016

Foi uma tarde muito boa na companhia de gente interessada e muito divertida. Levo do encontro muito aprendizado que compartilharei com muita gente, e a amizade das meninas que participaram. Obrigada também pra Thaís D´Auria pelas fotos lindas do encontro 🙂 Coloquei o blog de todas abaixo da foto.

blogueiras-encontrosolidariodeblogueiros2016-caroldoira2016

Necessidades Rosa, Coisas da Camilete, Espelho da Bia, Gente Chic, Do Meu Jeito, Carol Doria, Jaque Paloma, Carla Dominique, Estefani Melo, Sara Aline Blog, Coisas do Tempo, Make me Better, Cainho Atrevido, Algumas Coisas Especiais, Rilena de Luna, Blog Salto Básico, Moderna e Diva, Publicitaty, Sakury's, Vestindo Ideias, Universo Prático Feminino, 20ePokos, Mundo da Alhine, Necessidades Rosa, Alternativa Versáti, Izabel Cruz, Sigo Sim, Leticia Miranda, Lorena Rodrigues Blog, Choque Literário, A Vida em Cor de Rosa, Blog Mãe de um Casal, Aquele Devaneio, Lucidez Feminina, Mi Casa, Su Casa, Asi Me Gusta, Hoje eu Resolvi Mudar, Negradessa, Blog Juliana Sanchez, Viva sem Leite, Charme e Arte, Estilo Pri Giacon,  Gabi Procópio,
Batom, Saúde e Conversa.

E a doação de roupas e alimentos que foram arrecadadas no eventos foram doadas para  a creche Lar Maria Amélia, onde foi distribuído entre as famílias da periferia do bairro Vila Ferreira, Alves Dias e outros da região do ABC.

E um muito obrigada a todos as marcas e convidados envolvidos no Encontro Solidário de blogueiros 2016: Camarim Florido,  Publicitaty, Arteiras Maristas, Vult Cosmética, Studio 81, Ateliê Amor de Amora, QG de Doces, Geek N'Freak, TrattaBrasil Profissional, Coletivo Feminista Sexualidade e Saúde, Espaço Clareira,Saraiva Mega Store - Shopping Center Norte. 

Bruna, parabéns pelo encontro solidário de blogueiras 2016. Vamos fazer de tudo pra esse projeto incrível crescer pra podermos ajudar mais pessoas por aí.

Se você tiver dicas de projetos ou temais legais pros próximos encontros, deixa aqui nos comentários.

Um beijo

Facebook | Twitter | Instagram | Google + | Snapchat

 

Comentários do Facebook